Queda de cabelo pós parto: como passar por essa fase?

Você sabia que existe um período de queda de cabelo pós-parto que toda mulher passa? Esse é um assunto bastante delicado, mas que é muito importante entender e refletir sobre os aspectos que podem amenizar esse quadro. Vamos conferir?

O que causa a queda de cabelo pós-parto?

Entre as principais causas de queda de capilar entre as mamães de recém-nascidos, os hormônios se destacam. Assim como o estrogênio e a progesterona foram responsáveis por deixar os fios mais fortes e brilhantes durante a gestação, eles também são os culpados pela acentuada queda de cabelo pós-parto. Esse período é conhecido como eflúvio telógeno pós-parto.

Mas, por que isso acontece? De maneira simplificada, após o nascimento do bebê, há uma alteração hormonal muito brusca, que dá início à uma regularização dos hormônios de um organismo que não está mais gerando uma vida. Assim, neste período de nivelamento de hormônios, os fios começam a cair.

Tem como evitar a queda de cabelo pós-parto?

Justamente por ser um processo de reorganização hormonal no organismo da mulher, é possível dizer que a queda de cabelo após o nascimento do bebê é totalmente normal, e não tem como ser evitada. No entanto, há caminhos para manter os fios fortalecidos mesmo durante este período. 

Quanto tempo dura a queda de cabelo após o parto?

A queda de cabelo pós-parto ocorre por um período médio de três meses, iniciando entre o segundo e o quarto mês após o nascimento do bebê. De maneira geral, essa queda cessa e o cabelo volta a crescer normalmente, como antes, entre o 6º e o 8º mês.

Como é um processo natural de recuperação do organismo, é fundamental respeitar o relógio biológico; sendo necessário manter os cuidados capilares para amenizar os reflexos da queda e exibir fios mais saudáveis. 

Como diminuir a queda de cabelo pós-parto?

Embora seja normal o período de queda de cabelo pós-parto, é muito importante não descuidar da saúde das madeixas. Veja algumas medidas para diminuir a perda de cabelo após a gravidez e exibir fios bonitos e saudáveis:

Invista em uma alimentação equilibrada

Priorizar alimentos para cabelos saudáveis é um hábito que reflete em todo o organismo. Isso porque, a deficiência de alguns nutrientes pode potencializar a queda e fazer mais fios caírem. Por isso, invista em um prato colorido e diverso com frutas, legumes, verduras e fontes de proteína. Os benefícios vão muito além da saúde capilar.

Reduza o estresse

O pós-parto costuma ser um momento de grandes transformações da vida e rotina da mulher e, algumas mudanças, podem deixar a mamãe ainda mais estressada, o que contribui para a queda de cabelo pós-parto. Busque técnicas e atividades que promovam o relaxamento, como a meditação e a yoga.

Tenha cuidado ao prender e pentear os fios

Se você percebe o cabelo caindo no período pós parto, é preciso ter muito mais cuidado ao pentear os fios. Por isso, ao prendê-los, fique atenta para não quebrar os fiozinhos que estão na cabeça ou arrancar os novos que estão crescendo; sempre priorize bons elásticos e presilhas confortáveis.

Dê férias às ferramentas de calor

Embora secador, chapinha e modelador de cachos sejam grandes facilitadores na hora de secar e estilizar os fios, as altas temperaturas desses aparelhos podem deixar os cabelos ainda mais frágeis e quebradiços. Esse pode ser um bom momento para você dar férias a eles, enquanto o cabelo se recupera.

Converse com seu médico

Esse é um período muito único de cada mulher. Por isso, mantenha um diálogo constante e aberto com o profissional de sua confiança para receber orientações sobre os melhores caminhos para amenizar o período de queda de cabelo pós parto.

Produtos para queda de cabelo pós-parto  

Diante da queda de cabelo pós-parto, é interessante adicionar à rotina de cuidados com o fios alguns produtos que ajudem a combater esse sintoma. Veja nossas indicações:

Linha S.O.S Bomba Antiqueda

Um ótimo exemplo de produtos para tratar o cabelo nesse período de eflúvio telógeno é o Kit Completo S.O.S Bomba Antiqueda, que conta com shampoo, condicionador, máscara e tônico fortalecedor para um tratamento completo que favorece o fim da queda, da quebra e das pontas duplas do cabelo. Ele é indicado para todos os tipos de cabelo, e age com propriedade sobre os fios fragilizados e danificados.

Linha Meu Liso Prevenção de queda

Outra indicação para esse período é o Kit Meu Liso Antiqueda. O kit é composto por shampoo, condicionador e máscara de hidratação. Combinados, eles garantem controle do frizz, hidratação, força, maciez e brilho, além de combater a queda de cabelo. Esse kit é indicado para cabelos lisos naturais, alisados ou relaxados.

Dúvidas Frequentes

O que fazer para o cabelo não cair depois do parto?

Por ser um período de reorganização hormonal, a queda de cabelo pós-parto é normal e não pode ser impedida. No entanto, alguns cuidados podem contribuir para que o período não seja intensificado, como uma rotina de hidratação capilar, uma dieta bem equilibrada, a redução do uso de ferramentas de calor, e até um melhor corte para levantar a autoestima.

Quanto tempo dura a queda de cabelo após o parto?

Com a redução dos hormônios da gravidez, os cabelos começam a cair por um período médio de três meses, após o segundo mês do nascimento do bebê, voltando a crescer novamente nos meses seguintes.

O que causa a queda de cabelo pós-parto?

A queda de cabelo pós parto é uma reação normal do organismo feminino, conhecido como eflúvio telógeno, em que a mudança hormonal brusca da progesterona e do estrogênio interrompe a fase de crescimento dos fios, dando espaço à queda. 

O que é bom para estimular o crescimento do cabelo?

De maneira simplificada, mesmo no período de eflúvio telógeno, é fundamental cuidar dos fios para estimular seu crescimento por meio de uma alimentação rica em nutrientes, uma rotina de hidratação capilar, massagens regulares no couro cabeludo, cuidado ao prender o cabelo e hábitos saudáveis, como redução de estresse e prática de exercícios físicos.

Estou amamentando e meu cabelo está caindo muito é normal?

Sim, a queda de cabelo pós parto e durante a amamentação é normal. Esse período é conhecido como eflúvio telógeno e está diretamente ligado à organização hormonal do organismo feminino, uma vez que este não está mais gerando um bebê.

Quem está amamentando pode tomar vitamina para queda de cabelo?

A suplementação com vitaminas e minerais como ferro, cálcio, complexo B, vitamina C e vitamina D podem ajudar a mamãe a prevenir a anemia, a queda capilar e, ainda, contribuir para fortalecer o sistema imunológico. No entanto, apenas o seu médico de confiança pode fazer essa indicação, a partir do seu histórico de saúde e período de amamentação.

Fonte: Salon Line Blog

Hello, World!

Previous
Previous

A maquiagem e a autoestima

Next
Next

Os desafios das mulheres na atualidade