A relação entre arte e saúde mental

Arte e saúde mental: a relação entre esses dois aspectos, como forma de expressão humana, transcende fronteiras e enriquece nossa experiência, estimulando a reflexão, a imaginação e a emoção.

A apreciação da arte é altamente subjetiva e pessoal e o significado e o valor emocional de uma obra podem variar de pessoa para pessoa. Entretanto, neste texto, exploraremos mais sobre os impactos positivos da arte na vida humana e seu papel na saúde mental.

O impacto da arte na subjetividade humana

A arte tem um impacto significativo na subjetividade humana, ela reflete valores, crenças e identidades culturais, bem como desafia normas e provoca mudanças sociais. 

Nesse sentido, sua interpretação permite que cada um veja e sinta de maneira única, com base em suas próprias experiências e perspectivas, o que na psicologia chamamos de projeção.

Portanto, é comum a projeção do nosso interior na arte. Dessa forma, promovemos nosso autoconhecimento e ressignificamos também nossas experiências traumáticas e angústias internas.

Arte e saúde mental: Qual é a relação entre ambas?

A relação entre arte e saúde mental é simples: a catarse promovida pela arte permite que as pessoas expressem emoções. Isso, por sua vez, promove a  libertação de tensões e o processamento de experiências pessoais através da criação ou apreciação de obras artísticas. Estas, podem se dar por meio da:

  • música;

  • pintura;

  • literatura;

  • teatro;

  • cinema;

  • entre outros.

Desse modo, através da identificação com o personagem ou com o tema, podemos encontrar consolo, compreensão e alívio emocional. Portanto, a catarse através da arte é uma maneira poderosa de lidar com a complexidade da vida.

10 efeitos positivos da arte

Quando é o próprio sujeito que produz a arte, sua criação permite a expressão de emoções complexas que podem ser difíceis de se comunicar em palavras. Assim, pintar, desenhar, escrever, dançar ou tocar instrumentos são meios potentes de liberar sentimentos reprimidos. 

Com efeito, a arte tem um impacto positivo na saúde mental e emocional das pessoas, proporcionando formas de expressão e comunicação. Logo, muitas pessoas encontram conforto, alívio do estresse e equilíbrio emocional através da criação e/ou apreciação artística. A arte apoia a cura de várias maneiras, como: 

1. Na expressão emocional

A criação artística permite que as pessoas expressem emoções complexas, aliviando o estresse e a ansiedade. Dessa forma, ela oferece um canal seguro para liberar sentimentos reprimidos, possibilitando a exploração e compreensão das próprias emoções.

2. No favorecimento da reflexão

A criação artística também pode incentivar a reflexão sobre a vida, valores e experiências pessoais, auxiliando no processo de autoconhecimento. Logo, ao se envolver com obras de arte, as pessoas muitas vezes se deparam com temas profundos que as fazem repensar suas perspectivas e ganhar uma compreensão mais profunda de si mesmas.

3. No autoconhecimento

Ao explorar a arte, as pessoas podem se conhecer melhor, identificando pensamentos e sentimentos que podem não estar conscientes de outra forma. Entretanto, a análise de suas próprias reações à arte e a compreensão das razões por trás dessas respostas podem revelar aspectos ocultos do consciente.

4. Na redução do estresse

A prática artística pode funcionar como uma forma de meditação, reduzindo o estresse e promovendo o relaxamento. Durante o processo criativo, as pessoas muitas vezes se concentram inteiramente em sua arte, deixando de lado preocupações e distrações do dia a dia. 

5. Na construção de resiliência

Enfrentar desafios criativos na arte ajuda a desenvolver habilidades de resiliência que podem ser aplicadas em outras áreas da vida. Sendo assim, a resolução de problemas artísticos e a superação de obstáculos no processo criativo fortalecem a capacidade de lidar com adversidades, incertezas e fracassos. 

6. No aprimoramento da comunicação não verbal

A arte permite a comunicação de experiências e emoções de forma não verbal, útil para aqueles que têm dificuldade em expressar-se verbalmente. Isso é especialmente valioso em terapias para pessoas com autismo ou outras condições que afetam a comunicação.

7. No senso de realização

Ao completar uma obra de arte, as pessoas frequentemente experimentam uma sensação de conquista e orgulho em seu trabalho. Todavia, esse sentimento positivo de realização pode ser transferido para outras áreas da vida, impulsionando a confiança e a autoestima. 

8. Promovendo a catarse

O ato de apreciar ou criar arte pode levar a uma catarse emocional, onde as pessoas se sentem aliviadas ou liberadas de emoções intensas depois de entrar em contato com uma obra de arte que ressoa com elas.

9. No estímulo de conexão social

Participar de atividades artísticas, como aulas de arte em grupo, pode promover a interação social e construir conexões com outras pessoas, o que é benéfico para o bem-estar emocional.

10. Inspirando e dando mais esperança

Obras de arte podem inspirar, motivar e fornecer esperança, oferecendo uma visão positiva do mundo ou da vida. Contudo, muitas vezes, a arte retrata a beleza, a resiliência e a capacidade humana de superar desafios, servindo como uma fonte de inspiração para aqueles que a contemplam. 

A arte como auxílio no tratamento psicológico

Como se vê, arte e saúde mental são elementos que se complementam muito bem. A partir dessa relação entre ambas, é possível ajudar as pessoas a se expressarem, se curarem e se fortalecerem emocionalmente.

Para o tratamento de psicopatologias, a arte está no cerne das seguintes abordagens terapêuticas:  

Terapia de arte expressiva

A terapia de arte expressiva envolve a criação de arte como meio de expressão emocional. Isso pode ajudar os indivíduos a explorar e comunicar seus sentimentos e pensamentos de uma maneira não verbal.

Arteterapia

A arteterapia é uma forma de terapia que usa a criação de arte guiada por um terapeuta treinado. Os pacientes trabalham em projetos de arte específicos que ajudam a abordar questões emocionais e psicológicas.

Diário de arte

Manter um diário de arte, onde você desenha, pinta ou escreve sobre suas experiências e emoções, pode ser uma maneira eficaz de auto expressão e autorreflexão.

Grupos de Arte-terapêutica

Participar de grupos de arte-terapêutica pode criar um senso de comunidade e apoio, permitindo que os participantes compartilhem suas experiências e se inspirem uns nos outros.

Terapia de movimento e dança

A dança e o movimento também são formas de arte que podem ajudar a liberar emoções e melhorar o bem-estar mental. A terapia de movimento e dança envolve a exploração consciente e a expressão dos sentimentos e pensamentos por meio do movimento do corpo. 

A saúde mental como pauta

Embora a arte possa ser terapêutica, é importante notar que ela não substitui tratamentos médicos ou psicológicos adequados quando necessário. Sendo assim, a arte é uma ferramenta complementar que pode apoiar o bem-estar emocional e a cura, mas não necessariamente para todas as condições de saúde. 

Para segurança e colheita dos melhores resultados, consulte um psicólogo especializado para uma orientação personalizada, com base nas suas necessidades específicas.

Fonte:https://www.telavita.com.br/blog/arte-e-saude-mental/

Previous
Previous

10 passos para vencer a necessidade de aprovação externa

Next
Next

Dismorfia Instagram: como os filtros da rede podem afetar sua autoestima